terça-feira, 12 de novembro de 2013

Inri Cristo pede consulta popular sobre o fim do voto obrigatório

Do Uol

Além do protesto organizado pela ONG Rio de Paz, o Congresso Nacional também foi palco nesta terça-feira (12) de protesto organizado por Inri Cristo.
O líder religioso catarinense, que se diz a reencarnação de Jesus Cristo, circulou distribuindo um panfleto no qual defende uma consulta popular sobre o fim do voto obrigatório. Inri Cristo passeou em um carro, acompanhado de suas assistentes. No panfleto, ele diz que o voto obrigatório não faz sentido.
"Obrigar o cidadão a votar e ainda afirmar que existe democracia no sistema governamental brasileiro é uma falácia. Os seres eretos, livres pensadores, buscadores da verdade e da justiça, compartilham o pensamento de que não existe democracia com voto obrigatório. Em 1998, fui expulso do Congresso por falar essas coisas, mas estou aqui pela verdade", afirmou.
Alan Marques/Folhapress
Inri Cristo desfila sentado em um trono na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Inri Cristo desfila em um trono na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
O grupo de reforma política da Câmara aprovou no início do mês o voto facultativo. A medida foi incluída em uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) prevista para ser votada em março de 2014.
Se aprovada pela Câmara e pelo Senado, a medida só terá validade a partir das eleições de 2018. Está previsto ainda uma consultar popular em 2014 para os eleitores avaliarem as mudanças no sistema eleitoral que foram aprovadas pelo Congresso.
Além do voto facultativo, também foi aprovado pelo grupo de reforma política da Câmara dos Deputados o fim da reeleição para cargos no Executivo, facilidades para criação de partidos, medidas para restringir a atuação de legendas com desempenho ruim nas eleições para deputados federais, além de engessar alianças eleitorais e dividir os Estados em circunscrição eleitoral para eleger entre quatro e sete deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário