sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PSICOGRAFIA E PROVA JUDICIAL




Recomendo a leitura. Michele Ribeiro de Melo é uma jovem estudiosa dos assuntos jurídicos e da doutrina espírita. O livro abaixo trata da utilização de mensagens psicografadas como prova judicial. Michele trata o tema com extrema responsabilidade e cria, com a defesa de sua tese, condições para que a justiça evolua e se humanize. 

Livro: Psicografia e Prova Judicial


Autora: Michele Ribeiro de Melo





O livro Psicografia e Prova Judicial é fruto de pesquisa que resultou na defesa da dissertação de mestrado em “Teoria do Direito e do Estado”, pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem – e tem por escopo abrir reflexões acerca da admissibilidade das mensagens psicografadas como prova no processo.

Preliminarmente, o leitor deparar-se-á com o seguinte questionamento: o que é ciência? Em busca de respostas a obra propõe reflexões sobre o conceito de ciência embasado no estudo dos filósofos da área, refletindo sobre a visão popular desta e a respeito do limite demarcatório do que podemos considerar ciência e pseudociência.

A obra desperta a atenção do leitor ao analisar o aspecto científico da Doutrina Espírita, no que diz respeito à psicografia.

Outras questões surgem, tais como: a psicografia pode ser considerada como prova ilícita? Ofende o princípio do Estado Laico?

Para solucionar tais questionamentos a utilização da psicografia como prova judicial foi examinada à luz da Constituição Federal, princípios constitucionais do processo, princípios probatórios, Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e a Convenção Americana de Direitos Humanos.

A obra examina os casos de psicografias admitidas como prova em processos, abrindo reflexões sobre a validade, o entendimento de alguns juristas e a possibilidade das mensagens serem examinadas pela ciência grafotécnica.

Enfim, o conhecimento exposto certamente levará o leitor a analisar a perspectiva da prova por uma nova ótica, a da plenitude da utilização de todas as provas lícitas, desvinculando assim, definitivamente, do dogmatismo religioso, que, ao contrário de esclarecer, obscurece; ao invés de libertar, aprisiona e sufoca.

Ao moderno agente do direito, ávido por conquistar novos caminhos na luta pela justiça, este livro é um convite à inovação, porém, alicerçada sempre na Constituição Federal e respaldada na ciência na busca incessante da evolução do conhecimento.




Espírito de Eurípedes Barsanulfo enviou à escritora, por intermédio do médium Wagner Gomes da paixão, em reunião pública do Grupo Espírita da Bênção, em Mário Campos (MG), a seguinte mensagem psicografada:


VERDADE IMORTAL
(Eurípedes Barsanulfo)


Cara Michele, Deus nos abençoe os passos e nos ilumine os corações!

A educação é luz que se acende na intimidade da alma, permitindo-lhe o desabrochar para a Vida plena, no seio eterno do Criador e Pai!

E como a educação se nutre da Verdade, teu trabalho acadêmico, averiguando a revelação genuína da Imortalidade, através dos fenômenos naturais da mediunidade espírita, é brado forte e caridoso em favor do despertamento moral da Humanidade.

Auguramos êxito ao trabalho de pesquisa que ofereces aos possuidores de “olhos de ver e de ouvidos de ouvir”, rogando a Jesus inspirar nossos Liceus e Academias, para que esforços como o teu se multipliquem, acendendo luzes, apontando rumos salvadores!

São os nossos votos.
Eurípedes Barsanulfo







Nenhum comentário:

Postar um comentário