domingo, 27 de outubro de 2013

Larissa Suzuki: uma das nossas geniazinhas do bem



Larissa Romualdo Suzuki não usa régua nem esquadro, mas a arquitetura com que trabalha é essencial para asmetrópoles do futuro. Formada em ciência da computação, ela desenvolve na Inglaterra uma plataforma para gerircidades inteligentes como parte de seu doutorado. "Uma cidade é um conjunto de sistemas, como água, energia e transporte", diz Larissa. "Com sensores nas ruas e nas casas podemos integrá-los e otimizar recursos."

Um passe eletrônico de ônibus, por exemplo, mostra qual o horário de pico de cada linha. "O cidadão é quem gera esses dados", diz Larissa, de 28 anos. Sua pesquisa rendeu bolsas da Intel e do Google e um convite para ingressar na IBM, na iniciativa Smart Planet. 

Aqui, Larissa dá exemplos de como as cidades inteligentes podem melhorar o nosso dia a dia.

TRANSPORTE
Um sistema integrado informa ao usuário a hora certa para pegar o trem, o metrô ou o ônibus. As empresas sabem o horário de pico de cada linha e podem remanejar os veículos, e o cidadão usa o mesmo bilhete de metrô para alugar bicicletas. 

O transporte eficiente diminui congestionamentos, pois as pessoas deixam o carro em casa. Para quem precisa do automóvel, sensores nas ruas informam onde há vaga e evitam voltas desnecessárias. Estima-se que as emissões da CO2 poderiam ser cortadas em 15% até 2020 com medidas como essas. 

ENERGIA
Nos horários de pico, a energia é mais cara. Uma casa conectada pode ligar a máquina de lavar roupas quando a tarifa for menor e controlar sozinha a temperatura ambiente. O usuário economiza e os provedores de serviço não precisam de novas usinas para suprir os picos de demanda. Em Londres, se 600 prédios públicos, como escolas e museus, fossem transformados em edifícios inteligentes, haveria uma economia anual de 36 mil toneladas de CO2.

APP SUSTENTÁVEL
Larissa pretende criar uma plataforma em que os usuários tenham acesso aos dados. Com isso, desenvolvedores criariam aplicativos para a cidade, como um que alerta pelo celular quando o ônibus está chegando ao ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário