quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SINCOMÉRCIO DECLARA GUERRA À FEIRA DO BRÁS


Por ser uma ameaça ao comércio regional, a “Feira da Madrugada” encontrará forte resistência do Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista para a realização de seus eventos.
Denominada “Feira da Madrugada”, comerciantes se reúnem e percorrem as cidades do interior ofertando seus produtos, cuja procedência é questionável. Um dos problemas, segundo Guido Denippotti, presidente do Sincomércio, é que “o evento promove uma concorrência desleal com os estabelecimentos legalizados ao oferecer produtos de qualidade duvidosa, sem nota fiscal ou garantia.”.
Outro problema é o desequilíbrio financeiro que a “Feira da Madrugada”, oriunda do Brás, causa nas cidades. Os ambulantes se instalam nos municípios, arrecadam grandes valores, descapitalizam a população e o comércio, geram desemprego e vão embora, buscando outras localidades para se beneficiar.
Na cidade de Matão, região central do estado de SP, por exemplo, as vendas da “Feirinha da Madrugada” teriam totalizado R$ 400 mil. Ou seja, R$ 400 mil deixaram de circular no comércio local.
As pessoas podem se perguntar: como um prefeito local aceita, passivamente, a invasão destes comerciantes que, em nada, contribuem para o progresso local? A questão pode ter algumas respostas, tais como: ação populista; despreparo administrativo; falta de visão e, até mesmo, recebimento de propinas por parte dos administradores.
Após uma ação em conjunto entre Sincomércio e Fecomércio, a Receita Federal de Bauru oficiou todos os 45 municípios de sua base para alertá-los sobre o risco de causarem lesão ao erário ao autorizarem a realização da “Feirinha do Brás”. Segundo a Receita, se alguma irregularidade for constatada, os administradores poderão responder por improbidade administrativa.

No documento, a Delegacia da Receita Federal declarou que a feirinha “funciona como abrigo para diversas práticas ilícitas no âmbito tributário, aduaneiro, do consumidor e criminal”. Além de mercadorias estrangeiras importadas de forma irregular, o órgão pontua que, em vistorias anteriores desse evento, constatou a existência de produtos falsificados, sobretudo roupas.

O Sincomércio do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista firma o compromisso com os comerciantes e alerta a todos os administradores públicos de sua base que declarou guerra à “Feira da Madrugada”. “Todas as instâncias fiscalizadoras serão acionadas, inclusive a Polícia Federal, caso obstinem realizar este evento em nossa região. As prefeituras devem estar alertas, pois serão, também, responsabilizadas ao cederem alvarás”, afirma Denippotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário