quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PARA OBAMA ATÉ O PAPA É TERRORISTA

De: Carta Capital
O Vaticano também foi alvo da espionagem norte-americana, anunciou a revista italiana Panorama. A reportagem completa será divulgada na quinta-feira 31 e aponta que até as discussões sobre o novo pontífice podem ter sido interceptadas pela Agência de Segurança Nacional (NSA).
Cerca de 46 milhões de ligações realizadas na Itália foram monitoradas pela NSA, incluindo o período que antecedeu o conclave, em 12 de março de 2013. A publicação ainda aponta que o monitoramento também aconteceu em ligações daDomus Internationalis Paulo VI, onde residiu o cardeal Jorge Mario Bergoglio, antes de ser escolhido Papa.
O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, se pronunciou sobre o assunto dizendo que a igreja não se preocupa com a espionagem por não ter nada a esconder.
As ligações originadas do Vaticano e os usuários, de bispos a cardeais, teriam sido classificadas em quatro categorias: "intenções de liderança", "ameaças ao sistema financeiro", "objetivos de política externa" e "direitos humanos".
De acordo ainda com a declaração da Panorama, a superintendência da NSA e o serviço secreto da CIA atuaram em parceria. Um documento classificado como "top secret" e datado de agosto de 2010, encontrado nos arquivos roubados por Edward Snowden, classificam a presença de aparongas em 79 lugares, sendo 19 deles na Europa, incluindo Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário